sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Kung Fu/Wushu

Definição, Conceito:


Wushu (do mandarim, em ideogramas chineses é 武術), é originário da China, e no Ocidente é mais conhecido como Kung Fu (do mandarim, 功夫 ). Na verdade, a palavra kung Fu que, pode ser traduzida como trabalho duro, é usada na China, para definir qualquer tarefa que seja feita com perfeição, e não somente as artes marciais. Para os chineses, alguém pode, por exemplo ter um kung fu em medicina, ou um kung fu em matemática, isso quer dizer que a pessoa exerce a medicina com perfeição, ou trabalha com a matemática em nível muito elevado, e isso se aplica a qualquer tarefa que uma pessoa realize com perfeição, desenvolvida por meio de anos de trabalho duro e perseverança.


Sendo assim, ao invés de Kung Fu, a palavra mais correta para definir as Artes Marciais Chinesas, é Wushu, que significa "arte marcial" ou "esporte nacional". Toda arte marcial (sistema de combate, luta) que surgir na China, será chamada de Wushu. Assim, temos que, Wushu, é o nome que se dá a todo o conjunto das artes marciais desenvolvidas pelos chineses. 

Wushu não é apenas um sistema de luta ou defesa pessoal, é uma verdadeira arte. Toda aquele que realmente se empenha na pratica das artes marciais chinesas, vê esta atividade não apenas como um meio de aprendizagem de técnicas de combate, mas uma verdadeira lição de vida, onde aprendemos muitas coisas, como por exemplo: auto-controle, confiança, lealdade, respeito e muitos outros princípios e qualidades desenvolvidas por meio da pratica do Kung Fu.


Os Estilos:

No Kung Fu/Wushu, existem muitos estilos (ou sistemas) de combate, estima-se existam aproximadamente 500 estilos de Kung Fu, desenvolvidos através dos tempos, cada um com suas características peculiares. Os vários estilos de Wushu, sugiram a partir da observação dos animais, dos elementos da natureza (como água, fogo, terra etc...). Existem estilos baseados no movimento de animais, tais como: gato, no caso do estilo Mao Quan; inseto louva-a-deus, no caso do estilo Tang lang quan; águia, no caso do estilo Ying Jow Pai (garra de águia); Serpente, estilo Shen She Chuen (Punho da Serpente Sagrada); também existem estilos baseados em tantos outros animais como como tigre, o macaco, o dragão da mitologia chinesa etc. Existem também estilos, que são baseados em figuras religiosas, ou mitologicas, como por exemplo, estilos que utilizam dos ataques com a chamada palma de Buda (ataque com a palma da mão aberta, totalmente estendida, tambem conhecido como palma de ferro), 




Existem também estilos muito exóticos, e que ao olhar de alguns podem não ser muito bonitos de serem vistos, como por exemplo o Zui Quan (Boxe do Bêbado ou Punhos Embriagados), onde o artista marcial luta simulando a embriaguez, cambaleando, efetuando golpes, e esquivas como se estivesse sem equilíbrio, fazendo o adversário acreditar que o combate será fácil.

A existência dos vários estilos de Kung Fu, não é uma simples variação de uma mesma arte, cada estilo ou sistema de combate, é considerado na China, como uma arte independente, sendo chamada pelo próprio nome (nome de estilo), ou chamada mesmo de Wushu/Kung Fu. Existem muitas diferenças entre os inúmeros estilos. Cada um com suas vantagens, e desvantagens, pontos fracos e fortes, nenhum sendo melhor que o outro. Mesmo um observador leigo, percebe claramente as grandes diferenças entre os movimentos de dois estilos distintos. Existem varias formas de golpear com as mãos: punhos fechados, ou mãos em forma de garras de tigre, mãos em forma de cabeças de cobra, braços imitando as asas de uma águia etc... existem diferenças entre as guardas: mais abertas, ou mais fechadas etc... diferentes posturas... e muito mais.

Podemos encontrar estilos antigos especializados somente em quedas, projeções, luta no solo; estilos que dão maior ênfase em técnicas de imobilizações, torções etc; outros são especializados em técnicas de chutes; outros dão enfase em técnicas de mãos.
Enfim, o Wushu é formado por uma variedade de artes marciais, que podem agradar a todos os gostos.

 


Classificação dos Estilos:

Os estilos de Kung Fu/Wushu, estão divididos em duas escolas:  Waijia 外家 e  Neijia 內家A primeira, é a chamada escola Externa, e a segunda trata-se da escola Interna

Os estilos caracterizados pela escola Externa, tratam-se da maioria dos estilos existentes, e visam trabalhar primeiramente a parte física, ou seja, o corpo do artista marcial, ensinando-lhe técnicas de ataque, contra-ataque, defesa etc. Somente depois de algum tempo de treinamento, é que o praticante será levado a aperfeiçoar suas habilidades por meio de um treinamento que o leve a trabalhar, cultivar e desenvolver a energia interior (Chi, ou Qi), por meio de um sistema de exercícios chamado Chi Kung. 
A grande maioria dos estilos que compõe esta escola são provenientes do tempo Shaolin. Nesta escola estão incluídos estilos como por exemplo: Hung gar 洪家Wing chun 詠春拳; Zui quan 醉酒拳Tigre negro 黑虎拳Shen she chuen e muitos outros;

Os estilos que compõe a escola Interna, são a minoria, e como você já pode deduzir, eles dão maior enfase ao cultivo da energia interior. Estes estilos primeiramente, buscam trabalhar o Chi (Qi ou Ki), para depois trabalhar a aplicação desta energia em técnicas de luta. No ocidente é mais comum encontrar mestres e professores de estilos internos, ensinando-os sem a finalidade do uso em combate, sendo utilizados somente para o desenvolvimento de uma vida saudável, mas suas técnicas podem sim ser aplicadas de forma muito eficiente em combates e na defesa pessoal.

Os estilos que compõe a escola Interna, tem suas origens associadas aos templos de Wudang. Alguns exemplos são:  o conhecido Tai chi chuan 太極拳; e o Baguazhang ou pa kua chang 八卦掌 (Palmas dos oito trigramas); 

Sihing Alisson L. Costa


Nenhum comentário:

Postar um comentário